Arquivo de Notícias

Parque da Cidade recebe “Outubro Rosa” no dia 19

Começa na próxima quarta-feira (1º) a terceira edição em Jundiaí da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Mama, o Outubro Rosa 2014. A programação já está definida e inclui caminhada, iluminação de prédios públicos, ações de prevenção nas unidades de saúde nos bairros e uma atividade especial organizada pelos centros esportivos.

O reforço ao trabalho com a saúde da mulher é uma orientação do prefeito Pedro Bigardi, que ampliou a campanha na cidade desde o ano passado. E o trabalho já mostra resultados. De janeiro a julho deste ano foram realizadas 14.038 mamografias (unilaterais ou bilaterais), um aumento de 416 exames a mais sobre o mesmo período do ano passado.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama, dedicando todo o mês de outubro ao tema. Em Jundiaí, a Secretaria de Saúde oferece mensalmente 2.440 vagas de mamografia e não há fila de espera. A média de exames realizados este ano é de 2 mil por mês. No ano passado, durante a campanha, foram marcadas 3.250 mamografias pela atenção básica de saúde.

Programação

A abertura oficial da campanha será dia 1º de outubro, às 13h30, no anfiteatro do Hospital Universitário. Além da solenidade, está previsto um bate-papo sobre prevenção do câncer de mama com os mastologistas Milzen Giatti e Marcelo Cesario e com a psicóloga Joana D’Arc Cortines.

No dia 7, a Secretaria de Esportes vai levar as mulheres que frequentam as atividades nos diversos centros esportivos da cidade para uma atividade no Teatro Polytheama. O grupo vai assistir à peça “Senhor Dodói”, a partir das 15h30, e na sequência participará de uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher.

No dia 19 será realizada a 2ª Caminhada Rosa Contra o Câncer de Mama no Parque da Cidade. A concentração será a partir das 8h30, na Praça Pôr do Sol, com aula de zumba e animação da Bateria da Saúde, da Cia. Paulista de Artes. No ano passado, na primeira edição, mais de 2 mil pessoas participaram da caminhada.

Além disso, todas as unidades de saúde da rede pública vão intensificar as ações de prevenção da doença e incentivar a realização da mamografia. Os prédios públicos – Paço Municipal, Teatro Polytheama e Câmara Municipal – devem ganhar uma iluminação rosa, em alusão à campanha.

 

Fonte: Prefeitura de Jundiaí

Publicada em 30/09/2014




Rodovia João Cereser, km 66
Pinheirinho - Jundiaí - SP ver no mapa
Telefone: (11) 4522-0499
Prefeitura de Jundiaí
Parque da Cidade | Desenvolvido por CIJUN