Caminhada reforça chamado para o Outubro Rosa

Mais de 1 mil pessoas estiveram no domingo (19) na “Caminhada Rosa” promovida pela Prefeitura de Jundiaí, dentro do Parque da Cidade. O evento reforça a mensagem de prevenção do câncer de mama da campanha Outubro Rosa e marca a forte tendência de crescimento de exames preventivos na rede municipal de saúde.

“Esse simples laço rosa é um símbolo muito forte. Vimos sua presença em unidades de saúde e ambulatórios, nos prédios iluminados e em diversas manifestações que chamam a atenção das mulheres para esses cuidados”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

De acordo com o secretário de Saúde, Gerson Vilhena, a média mensal de 2 mil exames de mamografia foi ultrapassada em 15 dias de outubro, com tendência a dobrar até o fim do mês. Não há fila de espera.

Prevenção

O evento teve serviços de saúde (como aferição da pressão arterial e glicemia) do programa Ativação, da Federação Paulista de Esportes e Fitness, e aulas de zumba e de prevenção de Aids, além do apoio do Instituto Avon e de laboratórios como a Afip.

Na caminhada, com animação do batuque articulado pela Cia Paulista de Artes, muita gente aderiu ao evento. “Eu vi poucos dias antes no site da Prefeitura e arrastei toda a família”, comentou Gisele Almeida, de Itupeva.