Parque da Cidade sedia 1º Encontro dos Esportes Radicais

Publicada em

Neste domingo (19), o Parque da Cidade será palco para o 1º Encontro dos Esportes Radicais. O evento, que tem a parceria da DAE e Prefeitura de Jundiaí, será realizado das 10 às 15 horas, vai contar com atividades gratuitas para todas as idades, como apresentações de esportistas da região de skate, BMX, longboard, roller, slackline, oficina de skateboarding, sorteio de brindes e camisetas.

O objetivo é difundir a interação cultural dos esportes radicais, valorizar os atletas locais e principalmente trabalhar a inclusão social, uma vez que vai ter a participação de atletas com deficiência, como Cristian Westemaier.

“Queremos lembrar que o esporte é uma das principais portas de entrada para a inclusão social. Além de incentivar que as pessoas com deficiência percebam que os limites são mais psicológicos que físicos”, enfatiza, um dos organizadores do evento, Marcello Maia, mais conhecido como Tchello.

Ainda de acordo com Marcelo, durante as atividades, os atletas irão auxiliar os participantes, ensinando passo a passo como iniciar a prática esportiva. “A segurança é primordial e vale lembrar que em qualquer categoria ou modalidade será obrigatório o uso de capacete”, finaliza.

 

Inclusão

 Com apenas 14 anos, Cristian Westemaier, é um dos esportistas participantes do evento e exemplo de determinação. O garoto tem Artrogripose Múltipla Congênita (AMC), doença que contrai articulações, mas que não o impediu de iniciar na prática de diversos esportes como natação, atletismo, academia, ski na neve e skate.

Ainda no começo da adolescência, Cristian já conquistou mais de 80 medalhas e acredita que o evento é uma oportunidade para que as pessoas se unam por uma causa maior, o valor que o esporte oferece. “O encontro dá visibilidade ao esporte, ainda mais para pessoas com deficiência que ainda não tem na prática esportiva uma fonte para acreditar em si mesmo. O evento é para que crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, um encontro entre as diversidades, para que se unam cada vez mais”, pondera.

O evento será realizado próximo à caixa d’água do Parque da Cidade, que fica na Rod. João Cereser, s/n – Pinheirinhos, Jundiaí – SP. Para mais informações acesse www.parquedacidadejundiai.com.br/ e curta a Fan Page oficial da DAE Jundiaí, que traz informações sobre o Parque da Cidade www.facebook.com/daejundiai.

 

Programação

 

Sobre o Parque da Cidade

O Parque da Cidade foi inaugurado em 21 de abril de 2004, pela DAE Jundiaí, empresa responsável pela administração e manutenção do local, que foi construído para evitar a ocupação irregular e proteger o principal manancial de abastecimento do município e a Represa de Acumulação, que tem capacidade de armazenamento de 8,5 bilhões de litros. É um dos cartões postais da cidade e uma das atrações preferidas da população da região. São 500 mil metros quadrados com atrações para toda a família como pistas de caminhada, corridas, jardim japonês, pistas de aeromodelismo e automodelismo, além de quadras para a prática esportiva.