Parque da Cidade terá caminhada no Dia Mundial do Autismo

Publicada em

O Parque da Cidade vai sediar, neste domingo (2), a partir das 9 horas, uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O objetivo é chamar a atenção da população sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Segundo a terapeuta ocupacional Juliana Mussolini Acciari, uma das organizadoras do encontro, além da caminhada, haverá uma apresentação de coral e uma aula de ioga.

“O encontro vai ser no quiosque, perto do playground de madeira. Depois vamos andar pelo parque”, conta. Os organizadores pedem para que as pessoas que forem participar da caminhada vistam-se de azul, cor símbolo do autismo, como forma de lembrar a data.

De acordo com Djalma Freitas, doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), que também integra a coordenação do evento, a expectativa se concentra em permitir o acesso ao conhecimento, mostrar para o público que existem pessoas atentas a esta questão de saúde pública e, por fim, demonstrar respeito a todos aqueles que possuem este transtorno.

“Precisamos, numa cidade do porte de Jundiaí, chamar a atenção da população para a existência deste transtorno e fazer um convite para exercer sua cidadania e humanidade ao demonstrar o respeito e conscientização sobre a questão”, avalia.

O evento é aberto para todas as idades. A caminhada tem início previsto às 9 horas e término às 11 horas. A entrada é gratuita.

Conscientização

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril. A data serve para conscientizar a população mundial sobre o transtorno, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de derrubar preconceitos.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. Nesta data, diversos pontos turísticos do País são iluminados de azul, cor que simboliza o autismo.