​Parque da Cidade é palco do 1º encontro de Apadrinhamento Afetivo

Publicada em

O programa é desenvolvido pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude

O Parque da Cidade vai ser palco, neste sábado (3), do 1º encontro entre os candidatos a padrinhos/madrinhas das crianças e adolescentes disponíveis do Programa Padrinho Legal. O projeto visa proporcionar que crianças e adolescentes com chances de reinserção familiar criem e mantenham vínculos afetivos com pessoas da comunidade, com o objetivo de ampliar sua convivência sócio familiar, contribuindo para o desenvolvimento de sua autonomia, habilidades sociais​ e afetivas.

O programa é uma iniciativa conjunta dos Setores de Serviço Social, ​Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Jundiaí, Serviços de Acolhimento e Conselho Tutelar.

Segundo a assistente ​s​ocial e ​organizadora do evento Elen Tavares, o programa tem o nome de Padrinho Legal, pois “padrinho” corresponderá a uma pessoa que servirá de referência no cotidiano da criança ou adolescente e o adjetivo “legal”, que reúne significado Informal: coisa boa, divertida, interessante, excelente. “Estamos certos que este programa também contribuirá para minimizar o ciclo de exclusão e invisibilidade social que permeia a situação de acolhimento institucional”, explica.

Inscrição para apadrinhamento

Os padrinhos devem ser pessoas com disponibilidade de tempo para conhecer a criança ou adolescente e acompanhá-lo primeiro na instituição acolhedora, depois em passeios e, por último, se for o caso, acolhê-lo em sua residência em finais de semana alternados e ocasiões especiais.

As inscrições para este ano estão encerradas, contudo, quem se interessar em ser um padrinho ou madrinha poderá entrar em contato com a Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida e solicitar sua inclusão na lista de espera para 2018, quando serão convidados a participar de treinamentos gratuitos oferecidos aos participantes. O telefone para informações é 4521-5743.