Na Semana do Meio Ambiente, Parque da Cidade ganha Jardim Sensorial

Publicada em

Vivenciar cada momento com calma, notando diferentes formas, aromas e texturas. Explorar os cincos sentidos, permitindo-se descobrir a vida além do olhar. É com esta proposta que a Prefeitura de Jundiaí e a DAE inauguram, durante a Semana do Meio Ambiente, o Jardim Sensorial do Parque da Cidade.

O encontro está marcado para o dia 9 de junho, às 14 horas, e contará com presenças especiais: assistidos do Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência aos Deficientes da Visão e alunos do Centro Espírita Fraternidade serão os primeiros a participar da experiência.

“A ideia do Jardim Sensorial é estimular a percepção do ambiente, a partir de sentidos que não estamos habituados a enfatizar como seres visuais. O Jardim também contribui para estimular a sensibilização ambiental, mostrando a importância de se preservar as áreas verdes, em respeito à biodiversidade”, explica o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.

O Jardim Sensorial será implantado no Eco Espaço, em uma área de seis mil m², ao lado do prédio administrativo do Parque. “Ali encontramos um fragmento florestal, com características de bosque”, acrescenta Martim.

O espaço será formado por nove espécies de árvores nativas com troncos de texturas variadas, um canteiro com nove espécies de plantas – sendo três estimuladoras do tato, três do olfato e três do paladar – e contará ainda com um caminho sensorial, com cinco diferentes tipos de solo, e uma fonte de água. A ação tem como parceiros, além do Instituto Luiz Braille e do Centro Espírita Fraternidade, o Rotary Club Serra do Japi e a Coopercica.

Programação

A Semana do Meio Ambiente terá início na segunda-feira, 4 de junho, quando ocorrerá uma atividade voltada aos estagiários e menores aprendizes da DAE, na sede da empresa. Na terça-feira (5), alunos do Sesi 355 participam do projeto “Águas de Jundiaí”, que prevê visitas às unidades da DAE, com foco no tratamento da água e do esgoto.

Na quarta-feira (6), haverá uma capacitação para professores, coordenadores e diretores sobre o projeto “Guardiões das Nascentes”, do Caxambu. Já na quinta-feira (7), é a vez dos alunos da Casa da Fonte, projeto social mantido pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) no Jardim Novo Horizonte, participarem do “Águas de Jundiaí”. A Semana se encerra no sábado, com a inauguração do Jardim Sensorial.